sexta-feira, 21 de março de 2008

Google quer levar Photoshop ao Linux

Recentemente, a equipe de desenvolvimento do Google Code publicou em seu blog oficial um artigo explicando a ajuda que a Google está dando em investimento, ajustes e correções de bugs no Wine, um emulador de programas do Windows para Linux um programa que funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que expõe uma API compatível com a do Windows. O interesse da Google no Wine está na possibilidade de levar seus programas também para a plataforma livre, assim como já acontece com o Picasa.

Interessante foi a notícia de que, além de estar colaborando para melhoras no Wine, tanto Google quanto desenvolvedores do programa estão trabalhando arduamente para tentar rodar, sem problemas, o Photoshop CS2 e CS3 no Linux. Também há o interesse de rodar alguns programas da Adobe, como o Fash, por exemplo. Depois de mais de 200 patches, o Wine wine-0.9.54 consegue rodar sem grandes problemas o Photoshop CS2. Agora o Objetivo dos desenvolvedores do Wine é rodar o Photoshop CS3.

Embora seja nobre o objetivo da Google investir no desenvolvimento do Wine, para rodar aplicação Windows de forma transparente no Linux, não podemos esquecer que existe o Gimp, um ótimo software de edição de imagens, que mereceria investimentos da Google.

Fonte tirada: undergoogle

Nenhum comentário: